Databricks - Genie Ontology 🧞♂️
Se "receita" significa uma coisa para Vendas, outra para o Financeiro e uma terceira no ERP, o seu agente de IA vai escolher uma sozinho. E vai responder com a mesma confiança nos três casos.
É esse o problema que o Genie Ontology tenta resolver, e montei as quatro peças do zero num workspace Databricks.
No artigo eu explico, com a documentação oficial na mão e print do meu ambiente em cada etapa:
✔️ o que é Genie Ontology, e como ele decide em qual fonte confiar quando duas se contradizem (a lógica de authority score é parecida com PageRank)
✔️ o que é um Domain, por que ele é uma governed tag por baixo, e o ganho de negócio de delimitar a descoberta por área
✔️ o que é uma Page, quais são os 7 campos dela, e o detalhe que mais me interessou: definição escrita por gente vence contexto inferido no desempate
✔️ o que é certificação, e por que ela influencia diretamente qual contexto prevalece
✔️ o Genie One citando a minha Page como fonte, com a conta conferida na mão
E o caminho de começar sem virar megaprojeto: um domínio, uma métrica crítica, um fluxo onde o time já perde tempo reconciliando número na mão.
Artigo no linkedin: https://www.linkedin.com/posts/thomaz-antonio-rossito-neto_databricks-genieontology-datagovernance-a...
#Databricks #GenieOntology #DataGovernance #UnityCatalog #EngenhariaDeDados #ArquitetoDeDados #AI #Agentic
Thomaz A. Rossito Neto
Principal Data & AI — CI&T
thomazn@ciandt.com
linkedin.com/in/thomaz-antonio-rossito-neto